Escola Adorando 2011 Manhã 18/01

A mulher samaritana

Jo 4

A mulher samaritana era anônima. Ser mulher, naquela época, significava ser inferior ao homem, não ser digna de ser ouvida. Em público, o marido nunca falava com sua esposa. Ela sempre andava atrás dele e nunca saía na rua sozinha por ser culturalmente mal visto. Os “homens de bem” nunca falavam com mulheres estranhas. Compreendendo o contexto histórico da narração, percebe-se melhor a atitude revolucionária de Jesus ao iniciar uma conversa com a samaritana.

Para piorar a situação, existia a antiga animosidade entre judeus e samaritanos, sem contar a questão do divórcio. O casamento era feito através de um contrato entre os pais e o marido. A mulher não tinha direito de escolha e representava uma despesa, por isso os pais pagavam ao noivo um “dote”. Caso ele quisesse se separar tempos depois, havia duas opções: dar uma carta de divórcio e devolvê-la aos pais junto com o dote ou repudiá-la, rebaixando-a a escrava. Entende-se, assim, que a samaritana foi rejeitada, humilhada e ofendida inúmeras vezes. Ela carregava vergonha, traumas existenciais e sérios problemas de relacionamento interpessoais. O seu caminho para o poço era de solidão.    

Jesus começa pedindo água, mas foi além: Ele deu ouvidos àquela mulher menosprezada. Jesus amou a justiça e aborreceu a iniquidade. Desenvolver a arte de ouvir e cuidar uns dos outros é um dever cristão.  

É interessante destacar que ela não se preocupou em pedir mudanças nas circunstâncias da sua vida, mas quis saber sobre onde era o lugar de adorar. Não estava buscando o que Deus podia fazer por ela e sim em onde encontrá-Lo.  Finalmente, correu para a cidade que a rejeitou e confessou seus pecados, antes de perguntar: Será que Ele é o Cristo?

Anúncios

2 Respostas

  1. tremenda reflexão .. fui mto edificado ….

  2. Deus a abençõe, aprendi várias coisas q ñ sabia.
    Muito lindo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: