10º Dia – Manhã – Pr. Zezinho – Atraídos por Jesus

Texto Bíblico: Jo 12.32 “Quando ressurgir, todos atrairei a mim”

O maior inimigo de Israel não era o deserto mas a terra prometida. O mundo e o pecado são convidativos e provocam prazer, mas não fazem bem. Quando Israel conquistou a promessa, voltou a se contaminar com os ídolos antigos do Egito e com as “novidades” de Canaã. O mundo nos quer longe do centro, onde há pouca profundidade de conhecimento e superficialidade. Em contrapartida, Jesus nos quer atrair para o centro, onde há simplicidade, fruto de maturidade. A Bíblia nos mostra 3 personagens que se encontraram com Jesus e foram impactados, resultado de uma atitude que dependeu tão somente da iniciativa de Jesus ao atraí-los:

Malco – teve a orelha cortada por Pedro e depois restaurada por Jesus…

Barrabás – tornou-se livre porque Jesus morreu em seu lugar…

Simão Sirineu – teve a honra de carregar por um pouco a cruz de Cristo…

Jesus disse “vinde a mim”, e isso exige disposição para “ir a Jesus”, deixar nosso cenário atual e trocá-lo pelo de Jesus. Na parábola das 10 virgens Jesus nos ensina que é necessário óleo para que o fogo mantenha-se aceso. Cristo está no centro e quer nos atrair da periferia para Ele. No caminho até Jesus, precisaremos de óleo para nos manter “funcionando”. A Bíblia nos fala de dois lugares como fonte de óleo: a união entre os irmãos e o Getsêmani, lugar de prensa e derramamento de óleo.

Além do óleo, Jesus nos fala do vinho (que se torna sangue, conforme a representação da ceia do Senhor). Vinho é alegria, necessária como sustentação de qualquer ministério, e será importante ao longo do caminho até Jesus. A alegria vem da confiança em Deus, pois o final é glorioso.

Por fim, óleo e vinho são necessários, mas devem estar acompanhados de disponibilidade. Jesus nos fala da parábola do Bom Samaritano, na qual este recolhe o homem ferido e o coloca em um “cavalo disponível”. Tal disposição é fundamental para o nosso tempo e exigida no retorno à Jesus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: